Educação e Recursos Educacionais Abertos

Sergio Amadeu fala sobre Recursos Educacionais Abertos


Livros didáticos e “power points motivacionais” são vendidos com a finalidade alegada de “facilitar” a “vida do professor” e “elevar a qualidade de ensino”. Será que cumprem essa missão? Tudo indica que não. São textos úteis para sustentar um processo em que o professor não tem tempo para pesquisar e refletir sobre qual o melhor modo de envolver os seus alunos e construir processos de aprendizagem. Na realidade, os professores estão sendo cada vez mais afastados do processo de busca do conhecimento. Contraditoriamente, isso ocorre em um cenário de expansão das redes informacionais. Nunca foi tão viável estruturar pesquisas e organizar processos de compreensão da realidade.
Leia mais na Revista A Rede nº58 de maio de 2010!!

MALUNGO: UM DIDÁTICO VOLTADO AOS CURSINHOS POPULARES
1- aquele que participa das atividades, da amizade, do destino etc. de outrem; camarada, companheiro, parceiro
2- título por que se tratavam reciprocamente os escravos africanos que tinham vindo da África na mesma embarcação
Dicionário Houaiss

Malungo é um material didático voltado aos cursinhos populares e produzido de forma colaborativa. Todo o conteúdo é dividido em quatro cadernos, um a cada bimestre. Por questão de praticidade cada caderno é dividido em sete compêndio brochurados, sendo eles: Matemática, Comunicação & Expressão, Biologia, Física, Química, História e Geografia. Estes esforços se destinam fundamentalmente e formação e fortalecimento de núcleos e redes de cursinhos populares que irrompem por todo o território nacional e cuja ação vem, a cada dia, reconfigurando a luta pela educação pública, popular e de qualidade.
O Ponto de Cultura Mocambo Herbert de Souza, criado com a proposta de sustentabilidade de material didático aos cursinhos populares, está agora envolvido nesta construção colaborativa no âmbito dos Recursos Educacionais Abertos, indo ao encontro da proposta mais ampla das mídias livres enquanto processos e produtos a serem construídos e disponibilizados de maneira democrática, ampla e irrestrita.



A GRÁFICA POPULAR:
COLETIVO MALOCA ESCOLA LIVRE